cassius marcellus coolidge poker game Mobile Esports bursting the bubble: The next big esports are on mobile
O torneio de eSports mais assistido em junho de 2022 não foi para um jogo que muitos fãs do Western eSports estão cientes.O MLBB Sudeste Asiático Cup (MSC) 2022 alcançou um pico de audiência de 2,8 milhões de espectadores, por Gráficos de esports.
O MLBB é um título MOBA disponível apenas em dispositivos Android e iOS.O jogo é imensamente popular no sudeste da Ásia, como mostram os números de visualização.O MLBB é o mesmo jogo que foi processado por Riot Games por supostamente arrancar League of Legends: Wild Rift.Embora o processo seja uma coisa diferente, os títulos móveis eSports como Free Fire, PUBG Mobile, Arena of Valor e MLBB mostraram apenas o poder dos jogos competitivos portáteis.
Quão grande é o móvel eSports realmente?
Nos dias atuais de aumento da conectividade móvel e acesso mais fácil à Internet, especialmente nos países em desenvolvimento, os esports móveis rivalizam com outros títulos de esports em quase todos os aspectos.Vamos falar sobre a audiência primeiro.Se você abrir os gráficos de eSports agora e classificar os torneios de eSports por ordem de pico de visualização, o torneio mais bem classificado seria um jogo para celular.Atualmente, o Free Fire World Series (FFWS) Cingapura mantém esse gravado com um pico de audiência de 5.414.990.
O campeonato mundial de 2021 League of Legends é o número dois com 4.018.728 espectadores de pico.Deve -se notar que os gráficos de eSports não incluem estatísticas de visualização da China.De fato, dos 10 principais torneios de esports mais assistidos de todos os tempos, seis deles são títulos de esports móveis.Um deles é para fogo livre, quatro para MLBB e um torneio PUBG Mobile.
A franquia está chegando a esports móveis também
Se a franquia é a referência para os eSports se tornarem "sérios" para você, você deve saber que também está chegando aos esportes móveis.A maior liga de esports móveis franqueada do mundo é a King Pro League (KPL).O KPL está aberto apenas a equipes chinesas e é jogado com a honra de Kings.Para os desconhecidos, Arena of Valor é a versão globalizada deste título de Battle Royale.
Honor of Kings é um dos videogames mais jogados em todo o mundo.Em novembro de 2020, o jogo tinha 100 milhões de jogadores ativos diários.Sim, você leu certo.Mais de 100 milhões de pessoas jogam esse jogo diariamente.Esse número certamente aumentou agora.Além disso, a Tencent anunciou que estará lançando a honra de reis em breve.
A primeira liga franqueada pelo título é o KPL.Para ter uma noção de quão grande é, um slot franqueado na liga de 16 equipes foi vendido por mais de US $ 8,6 milhões em 2020.
Além disso, o MLBB tem duas ligas franqueadas chamadas MPL Filipinas e MPL Indonésia.O MPL Indonésia constantemente quebra registros de visualizações.A última temporada, a nove temporada, teve um pico de 2,8 milhões, de acordo com as paradas de eSports.O PUBG Mobile também anunciou sua intenção de experimentar a franquia no mar a partir do final deste ano.
É hora de levar os jogos para celular a sério
No início deste mês, a popular organização de eSports Dignitas twittou uma opinião controversa: "Os jogos móveis não são jogos reais".Após imensa reação da comunidade de jogos móveis, a organização excluiu o tweet.No entanto, mostrou o quanto o Ocidente está dormindo em jogos móveis.
Os jogos móveis que não se recuperam no oeste não são uma coisa surpreendente de se ver.Os jogadores do país desenvolvido têm acesso principalmente a configurações mais caras para jogar jogos de console e PC, que têm melhores gráficos.
No entanto, com os recursos dos telefones celulares aumentando, os gráficos para jogos para celular estão ficando ainda melhores.De fato, o Super Evil Megacorp conseguiu criar um jogo MOBA de plataforma cruzada chamada Vainglory.Jogadores no PC e no celular podem jogar juntos.Embora o jogo tenha morrido agora, deu um vislumbre de como o futuro poderia ser.
Relacionado: Os telefones para jogos móveis estão ficando fora de controle com especificações de hardware
Além disso, como o Ocidente vê mais jogadores móveis, talvez seja hora de levar a sério os esportes móveis.As organizações ocidentais como o TSM já fazem, de fato, mas, em vez de investir localmente, pegaram equipes no Brasil e na Índia. Eles estão até litigando contra concorrentes, mostrando como as coisas são sérias para os esportes móveis.
Com os esports móveis se tornando um fenômeno global, é hora de o Ocidente reconhecer algo que eles estão negligenciando há muito tempo.